78% dos portugueses afirmam ter comprado nos últimos 12 meses roupa e calçado (30%) em segunda mão
Nos últimos 12 meses, dois critérios de compra tornaram-se mais importantes para os europeus: o combate ao desperdício (56% a nível europeu e 57% em Portugal) e a sustentabilidade do produto (47% a nível de europeus e 45% de portugueses). Entre os critérios de responsabilidade, a redução da pegada de carbono dos produtos adquiridos é tida como a menos importante para os consumidores europeus.
Esta mudança de comportamento traduz-se num aumento das vendas em sites online e em lojas de segunda mão, como seja um mercado que cresceu significativamente no último ano, com um aumento de 50%, avança a Marketeer. Como resultado, nos últimos 12 meses, os produtos em segunda mão têm sido maioritariamente adquiridos em sites, que permitem a compra e venda entre indivíduos (47%) e em plataformas de compras na Internet (45%).
Por fim, o estudo conclui que 76% dos europeus e 78% dos portugueses podia adquirir mais produtos em segunda mão ou recondicionados se os pudesse pagar de forma fracionada.