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Preço médio do calçado cresce 7,3%

Preço médio do calçado cresce 7,3%

30 Jun, 2023

Conclusões do inquérito global do World Footwear


O preço médio do calçado a nível mundial deverá aumentar 7,3% nos próximos seis meses, de acordo com o inquérito global do World Footwear, que recolheu respostas de industriais, comerciantes e especialistas em todo o mundo. Já as vendas deverão crescer apenas 3%.

As perspetivas de crescimento são diferenciadas de região para região. Os sul-americanos estimam que a procura de calçado cresça 10,6%, este ano, enquanto os europeus apontam para aumentos na ordem dos de 8,5% e os norte-americanos antecipam um acréscimo de 5,6%.

"Apesar da evolução incerta do cenário macroeconómico global, as projeções de crescimento são otimistas". Os especialistas internacionais não deixam, no entanto, de manifestar preocupações relacionadas com os preços das matérias-primas, o recuo da procura e a emergência de dificuldades financeiras.

A oitava edição do World Footwear Experts Panel Survey acolheu 130 respostas válidas, 42% das quais de entidades asiáticas e 38% de especialistas europeus. No que se refere à saúde dos negócios, 42% dos inquiridos diz que as perspetivas são "fortes", contra os 24,4% que dizem esperar um segundo semestre "fraco ou muito fraco". São os fabricantes de calçado que se mostram mais pessimistas, já que 24% destes empresários antecipam que o negócio será fraco no próximo semestre, contra 17% dos distribuidores ou retalhistas. Não surpreende, por isso, que relativamente ao emprego, 58% dos inquiridos a dizer que não pretende contratar nem despedir, mantendo os seus quadros estáveis, contra 22% que apontam uma redução da sua força de trabalho e 20% que, pelo contrário, esperam contratar novos trabalhadores. Curiosamente, são as pequenas organizações, com menos de dez trabalhadores, as que se mostram mais confiantes no aumento do emprego no próximo semestre.

Otimistas estão também em relação aos preços, com 76% dos inquiridos a apostar num aumento. Em termos de crescimento de vendas, em quantidade, os números são ligeiramente menos otimistas, com apenas 55% dos inquiridos a perspetivar vender mais do que no período homólogo. Quanto aos canais de venda, mais de metade dos membros do painel está confiante que as lojas online irão reforçar a sua quota de mercado. Quanto aos espaços multimarca, a aposta é na estabilização da sua quota de mercado.

Cenário "agridoce"
Para APICCAPS, as conclusões da oitava edição do World Footwear Experts Panel Survey, são "agridoces". O facto de o crescimento das vendas esperado ser menos de metade do consumo perspetivado “é uma boa notícia”, já que "poderá liberar alguns dos stocks acumulados no retalho nos últimos meses depois de um ano de 2023 claramente expansionista”.

Por outro lado, o facto de "alguns países europeus e, em especial, os EUA estarem, nesta fase, mais conservadores no ato de compra" constituiu uma preocupação acrescida, ainda que em linha com a situação economia internacional. Recorde-se que a zona euro enfrenta uma situação de recessão técnica e a economia americana continua acrescer, mas a revelar dados de abrandamento.

Por fim, para a Associação importa estar atento a toda a envolvente, nomeadamente ao aumento do custo das matérias-primas (uma preocupação para 58% das empresas), à procura insuficiente (34) e aos problemas de cariz financeiro (que afeção 28% dos operadores do mercado).

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