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Primeira semana da moda digital

Primeira semana da moda digital

6 Mai, 2020

Camera della Moda anuncia Milano Digital Fashion Week


A Câmara de Moda Italiana acaba de anunciar um evento sem precedentes na história da indústria: a primeira semana de moda virtual; a Milano Digital Fashion Week. De 14 a 17 de julho, serão exibidas as coleções masculinas primavera-verão 2021, bem como as pré-coleções femininas e masculinas da próxima primavera.

"O nosso plano inicial era realizar o evento em meados de junho mas, tendo acabado de reiniciar a produção em Itália, o momento não seria o mais indicado, uma vez que as coleções apenas estão prontas na segunda semana de julho", disse Carlo Capasa, presidente da Camera della Moda, ao jornal WWD. O bloqueio em Itália foi gradualmente suspenso a 4 de maio, permitindo o reinício da produção.

Além disso, para apoiar marcas jovens, uma questão premente neste momento, a Câmara está a financiar a produção de conteúdo digital.

Capasa acredita que a MDFW permitirá que as marcas, regulamentadas por um calendário oficial, ofereçam “contribuições e formatos diferentes, seja através de filme, de um programa à portas fechada ou até mesmo de imagens nos bastidores de uma campanha publicitária ou entrevistas. Cada marca poderá decidir, dependendo da da sua própria estrutura e organização. Tudo isto faz parte das mudanças na indústria que o vírus acelerou. Nós, enquanto entidade que regula o setor, estamos apenas a fornecer conteúdo e opções".

As grandes marcas internacionais vão fazer parte do evento, incluindo o grupo Ermenegildo Zegna que, como já tinha sido anunciado, apresentará a coleção primavera-verão 2021 em julho, num novo formato 'phygital'. O diretor artístico da Zegna, Alessandro Sartori, acredita que apresentar a coleção apenas em setembro seria demasiado tarde, uma vez que atrasaria a entrega das encomendas.

Semana da Moda volta em setembro?
No final de março, à luz da pandemia do novo coronavírus, a Camera della Moda tinha anunciado que as apresentações de junho (originalmente programas para 19-23 de junho) seriam adiadas para setembro, para coincidirem com a Fashion Week feminina, que deverá, ao que tudo indica, começar a 22 de setembro e terminar a 28 de setembro.

Segundo Carlo Capasa, este calendário não sofreu, ainda, alterações. No entanto, as marcas que decidirem ser apresentadas digitalmente em julho também podem optar por mostrar fisicamente em setembro. “Damos liberdade a cada marca para decidir o melhor. Sabemos que hoje é muito difícil definir uma estratégia fixa”. 

A Camara della Moda pretende realizar desfiles físicos em setembro mas, ao mesmo tempo, inserir uma forte componente digital, à semelhança do que aconteceu com o projeto “China we are with you”. Lançado em fevereiro, permitiu a mais de 25 milhões de utilizadores acompanharem virtualmente a Milan Fashion Week na China. "Em setembro, este projeto será aberto a outros países”.

"Naturalmente que queremos ter momentos físicos, mas é difícil dizer como. Tudo depende se, nessa altura, as pessoas já podem ou não viajar. Uma opção é fazer desfiles mais pequenos com menos pessoas. Cada marca deve encontrar a melhor maneira de conversar com a sua comunidade. As pessoas ainda estão a perceber como é que tudo vai acontecer e, para nós, era importante transmitir a mensagem de que a moda não parou. ”

O MDFW também contará com webinars, transmissão ao vivo de palestras de personalidades importantes da indústria, momentos de entretenimento e performances ao vivo.

O evento estará disponível nos canais digitais da Camera Nazionale della Moda Italiana (cameramoda.it; Instagram; Twitter; Facebook; Linkedin; Weibo; YouTube). "A associação também está a implementar uma rede de plataformas de amplo alcance, além de colaborar com os principais jornais e revistas, medias sociais e influenciadores para ampliar o conteúdo".


O governo italiano deve anunciar esta semana fundos adicionais para ajudar empresas e as famílias atingidas pela pandemia. O presidente da Camara della Moda anunciou que a indústria da moda apresentou 14 pedidos adicionais para apoiar pequenas e microempresas, incluindo acesso a crédito para garantir a continuidade das marcas.

Em Itália, o primeiro-ministro Giuseppe Conte alertou os cidadãos para que, se a curva das infecções aumentar novamente após duas semanas desde encerramento do bloqueio, outro confinamento obrigatório poderá ocorrer.


As outras semanas de moda

No mês passado, após o cancelamento da London Fashion Week Men em junho, o British Fashion Council anunciou planos para fundir as apresentações de mulher e homem numa "plataforma neutra em termos de género", começando com uma montra digital de três dias a começar a 12 de junho.

Carlo Capasa afirmou, ainda, que Câmara continua a trabalhar com os órgãos de moda de Nova Iorque, Paris e Londres e que este último conseguiu manter as datas originais dos desfiles. A Fédération Haute Couture et de la Mode cancelou a Paris Fashion Week Men's e a Paris Couture agendadas para o final de junho e o início de julho, respetivamente. O Conselho de Designers de Moda da América anunciou que o resort 2021 da New York Fashion Week seria cancelado e a New York Fashion Week: Men's, originalmente prevista para junho, foi adiada.





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