APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Que sapatos para o futuro?

Que sapatos para o futuro?

6 Mar, 2024

Conheça as principais tendências da semana de Moda de Milão


Semestralmente as tendências são apresentadas nas principais passerelles das semanas de moda internacionais. Milão, Paris, Nova Iorque, Londres são apenas algumas das “capitais”. Momentos relevantes de promoção das marcas e dos designers e que iluminam a indústria da moda sobre as principais tendências para as estações seguintes. Raramente uma tendência é isolada e sucedem sempre a inspirações ou movimentos sociais anteriores.  
Em Milão, desfilaram em fevereiro as propostas femininas para a próxima estação fria. E se há algo que as grandes marcas já tinham deixado antever é que os acessórios – malas e sapatos - são cada vez mais elementos relevantes nos looks e não simples detalhes.
Eis algumas tendências que deve reter no universo dos sapatos.

Monocromático
Para a próxima estação fria, quem manda é o monocromático. O conceito não é novo e já foi revisitado várias vezes. Nestas últimas apresentações, também o calçado teve a tarefa de adicionar consistência e aumentar o impacto visual das peças. Exemplos desta tendência são as propostas de Lucie e Luke Meier em Jil Sander e a abordagem mais sutil de Maximilian Davis para a Ferragamo.

Botas
As vencedoras nestas semanas de moda foram as botas over the knee, seja na versão rasa - exibida pela Versace e Bally -, seja na versão de salto alto proposta pela Fendi ou Diesel. Vistas como uma segunda pele, as botas ofereceram uma solução válida, já que a tendência de casacos oversize sem calças ainda ganha força nas passerelle. Um exemplo perfeita é a proposta da Gucci.

Textura
Em contraponto à tendência elegante, as marcas de Milão também foram astutas e confiaram em calçado para combinar com as texturas incluídas nas coleções de vestuário. Destaque para as propostas da clássica Tod’s e da Ferragamo com sapatos com penas.

Os saltos pequenos
Os saltos pequenos (kitten heels) continuam em grande. Esta tendência encontrou um novo vigor graças ao renascimento dos anos 50 e ao ressurgimento do estilo feminino em Milão, que anda de mãos dadas com o momento da série de Ryan Murphy “Feud: Capote vs. ... Os cisnes.” Os saltos pequenos já apareceram nas passerelles há algumas temporadas, atingiram o pico em setembro passado e ainda estão fortes, também graças às propsotas de Miuccia Prada e Raf Simons, que incluíram uma versão de bico fino na coleção outono 2024 da Prada.

À medida que o grupo de moda se desloca para Paris, a tendência promete ganhar ainda mais força na capital francesa, especialmente em casas locais que têm uma longa tradição no assunto, como Roger Vivier.


Partilhar:

Últimas Notícias