Conheça as principais tendências da semana de Moda de Milão
Em Milão, desfilaram em fevereiro as propostas femininas para a próxima estação fria. E se há algo que as grandes marcas já tinham deixado antever é que os acessórios – malas e sapatos - são cada vez mais elementos relevantes nos looks e não simples detalhes.
Eis algumas tendências que deve reter no universo dos sapatos.
Monocromático
Para a próxima estação fria, quem manda é o monocromático. O conceito não é novo e já foi revisitado várias vezes. Nestas últimas apresentações, também o calçado teve a tarefa de adicionar consistência e aumentar o impacto visual das peças. Exemplos desta tendência são as propostas de Lucie e Luke Meier em Jil Sander e a abordagem mais sutil de Maximilian Davis para a Ferragamo.
Botas
As vencedoras nestas semanas de moda foram as botas over the knee, seja na versão rasa - exibida pela Versace e Bally -, seja na versão de salto alto proposta pela Fendi ou Diesel. Vistas como uma segunda pele, as botas ofereceram uma solução válida, já que a tendência de casacos oversize sem calças ainda ganha força nas passerelle. Um exemplo perfeita é a proposta da Gucci.
Textura
Em contraponto à tendência elegante, as marcas de Milão também foram astutas e confiaram em calçado para combinar com as texturas incluídas nas coleções de vestuário. Destaque para as propostas da clássica Tod’s e da Ferragamo com sapatos com penas.
Os saltos pequenos
Os saltos pequenos (kitten heels) continuam em grande. Esta tendência encontrou um novo vigor graças ao renascimento dos anos 50 e ao ressurgimento do estilo feminino em Milão, que anda de mãos dadas com o momento da série de Ryan Murphy “Feud: Capote vs. ... Os cisnes.” Os saltos pequenos já apareceram nas passerelles há algumas temporadas, atingiram o pico em setembro passado e ainda estão fortes, também graças às propsotas de Miuccia Prada e Raf Simons, que incluíram uma versão de bico fino na coleção outono 2024 da Prada.