APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Retalhistas espanhóis exigem suspensão de contratos comerciais

Retalhistas espanhóis exigem suspensão de contratos comerciais

14 Mai, 2020

Mais de 9000 espaços comerciais enviam missiva ao Governo espanhol


As grandes marcas espanholas enviaram pedido ao governo de Pedro Sanchez para uma mudança nas cláusulas nos arredamentos comerciais. Os grandes grupos sediados em Espanha são responsáveis por mais de 60 mil postos de trabalho e estão a exigir do governo espanhol que legisle de forma a que possam negociar em condições de igualdade com os senhorios, no âmbito da queda de vendas provocada pela pandemia COVID-19.

Segundo o El Economista, a missiva enviada ao governo espanhol juntou 9572 estabelecimentos comerciais e pede a defesa de acordos comerciais de acordos entre proprietários e arrendatários, de modo a evitar o fecho em grande escala de estabelecimentos comerciais. Entre as assinaturas estão 103 marcas, como Adolfo Dominguez, Bimba y Lola, Cortefiel, Mango, Purificácion Garcia, que querem ter a opção de deixar sem efeito os atuais contratos, uma vez que a grande maioria implica cláusulas de indemnização e prazos impossíveis de cumprir com a atual situação. Com a mudança na atual legislação, as marcas esperam que se possa criar uma legislação específica para os arrendamentos comerciais futuros, tendo em conta a nova realidade do setor.

"Queremos que o Governo favoreça a negociação entre senhorios e arrendatários, permitindo ao arrendatário resolver todos os contratos de arrendamento anteriores a 14 de março de 2020, para poder negociar em igualdade de condições com os nossos senhorios", diz o documento.

Anteriormente, esta medida tinha já sido reclamada pelo presidente da Acotex, a associação empresarial do setor. "As medidas anunciadas são insuficientes e não estão a chegar às empresas", afirmou Eduardo Zamácola. O presidente da Acotex reivindicou a alteração nas rendas e no pagamento de impostos e taxas, pelo menos até ao final do ano, e propôs que a recuperação das rendas poderia ser feita no futuro, ainda que de forma progressiva.


Partilhar:

Últimas Notícias