APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Saiba o que muda nos próximos dias

Saiba o que muda nos próximos dias

9 Jul, 2021

Novas regras de confinamento


A situação da pandemia de COVID-19 em Portugal foi agravada durante a última semana, com o crescimento da incidência para 254.8 e do índice de transmissibilidade para 1.20 no território continental.

Portugal tem agora 33 concelhos com uma situação de risco muito elevado (eram 19 na semana anterior), 27 concelhos com risco elevado (eram 26) e 34 concelhos em estado de alerta.

Mariana Vieira da Silva sublinhou que a distribuição dos concelhos para cada um dos patamares está cada vez mais dispersa no território continental, embora haja ainda uma concentração forte na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve nos concelhos com risco muito elevado.

O que muda nos próximos dias?

Concelhos de Risco Muito Elevado: Albufeira, Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos,  Avis, Barreiro,   Cascais, Faro, Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Mafra, Mira,  Moita, Montijo, Mourão, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Olhão, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Silves, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Vagos, Vila Franca de Xira.

Nestes concelhos aplica-se a limitação de circulação na via pública a partir das 23h, o teletrabalho obrigatório (quando as funções assim o permitam), casamentos e batizados com 25% da lotação. O comércio a retalho passa a encerrar às 21h00 durante a semana e às 19h ao fim-de-semana. No caso do retalho não-alimentar o encerramento é as 15h30. Os restaurantes, cafés e pastelarias encerram às 22h30 (no interior apenas é permitido o máximo de 4 pessoas por grupo, em esplanada o máximo de 6 pessoas por grupo).

Os concelhos de risco elevado: Albergaria-a-Velha, Alenquer, Aveiro, Azambuja, Bombarral, Braga, Cartazo, Constância, Ílhavo, Lagoa, Matosinhos, Óbidos, Palmela, Portimão, Paredes de Coura, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Setúbal, Sines, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Viana do Alentejo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Nestes concelhos, aplica-se igualmente a limitação de circulação na via pública a partir das 23h, o teletrabalho obrigatório (quando as funções assim o permitam). O comércio a retalho deverá encerrar às 21h e os restaurantes, cafés e pastelarias encerram às 22h30 (no interior apenas é permitido o máximo de 6 pessoas por grupo, na esplanada apenas é permitido um grupo de 10 pessoas).

Nestes concelhos de risco elevado ou muito elevado passa a ser exigido um teste negativo ou certificado digital para aceder aos restaurantes para serviço de refeições no interior; às sextas a partir das 19h00, todo o dia aos sábados, domingos e feriados.

Em todo o território nacional será exigido um teste negativo ou um certificado digital para aceder a estabelecimentos turísticos e alojamento local.

A Ministra de Estado e da Presidência destacou, ainda, que o Governo decidiu alargar a utilização do certificado digital Covid-19 da União Europeia para o acesso a mais eventos.

Mariana Vieira da Silva referiu que “foi alargada a utilização e exigência do certificado no acesso aos estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o País”.

“A importância da utilização do certificado digital no acesso a atividades é a de cumprir o que o Governo sempre anunciou: maximizar a segurança, minimizando as restrições”, acrescentou, referindo o esforço que será feito a partir de agora para generalizar a utilização do certificado digital.


Partilhar:

Últimas Notícias