Resíduos de feltro incorporados em sapatos
Tudo começou com a preocupação da multinacional Valmet, que produz tecidos e feltros para as mais diversas indústrias. No entanto a produção deste tipo de produtos gera uma grande quantidade de resíduos. Preocupada com esta questão, a empresa de Ovar tinha como objetivo criar sinergias com a indústria do calçado, componentes e marroquinaria, para o reaproveitamento destes resíduos de produção.
Após um trabalho de investigação, o CTCP concluiu que os resíduos de produção possuem as características necessárias para utilização no calçado. Depois, a empresa de calçado Shoelutions entrou no projeto e começou a industrializar modelos de sapatos com a incorporação dos restos de feltros da empresa Valmet.
“Após um primeiro contacto com o CTCP, foi concluído que os materiais têm um grande potencial para o uso no setor do calçado e é aqui que a empresa Shoelutions entra em ação. Já foram desenvolvidas amostras de calçado, utilizando o material reaproveitado da Valmet, com o objetivo de perceber como os materiais respondem às necessidades de produção e criação de calçado. Foram ainda realizados outro tipo de testes, como a impressão de padrões nestes materiais. Estes testes deram origem a três amostras de calçado” avança a empresa em comunicado.