APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Sapatos produzidos com resíduos de feltro

Sapatos produzidos com resíduos de feltro

22 Jul, 2022

Resíduos de feltro incorporados em sapatos


Os resíduos de feltros já podem ser incorporados em sapatos. É este o resultado do trabalho de investigação desenvolvido pelo CTCP em parceria com a Valmet e com a Shoelutions.

Tudo começou com a preocupação da multinacional Valmet, que produz tecidos e feltros para as mais diversas indústrias. No entanto a produção deste tipo de produtos gera uma grande quantidade de resíduos. Preocupada com esta questão, a empresa de Ovar tinha como objetivo criar sinergias com a indústria do calçado, componentes e marroquinaria, para o reaproveitamento destes resíduos de produção.

Após um trabalho de investigação, o CTCP concluiu que os resíduos de produção possuem as características necessárias para utilização no calçado. Depois, a empresa de calçado Shoelutions entrou no projeto e começou a industrializar modelos de sapatos com a incorporação dos restos de feltros da empresa Valmet.

“Após um primeiro contacto com o CTCP, foi concluído que os materiais têm um grande potencial para o uso no setor do calçado e é aqui que a empresa Shoelutions entra em ação. Já foram desenvolvidas amostras de calçado, utilizando o material reaproveitado da Valmet, com o objetivo de perceber como os materiais respondem às necessidades de produção e criação de calçado. Foram ainda realizados outro tipo de testes, como a impressão de padrões nestes materiais. Estes testes deram origem a três amostras de calçado” avança a empresa em comunicado.


Partilhar:

Últimas Notícias