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Setor mais otimista para 2024

Setor mais otimista para 2024

22 Jan, 2024

Consumo mundial de calçado deverá crescer 9,2%


O consumo mundial de calçado deverá aumentar 9,2% em 2024 face ao ano anterior. Este é a principal conclusão do World Footwear Survey, na sequência de um inquérito a mais de uma centena de especialistas do setor em todo o mundo.

Em termos globais, estima-se que o consumo de calçado deverá aumentar, em média, 13,2% em África, 10,6% na Ásia e 6,4% na América do Sul. Já na América do Norte e na Europa, os dois mercados de referência para a indústria portuguesa de calçado, os crescimentos serão menos expressivos, respetivamente de 5,3% e 1,5%, em comparação com 2023.

Os principais fatores que impulsionam estes crescimentos são fundamentalmente “as tendências económicas e demográficas”, de acordo com o World Footwear Survey. A título de exemplo, em África, os países com as taxas de natalidade mais elevadas a nível mundial, como o Níger e Angola contribuem decididamente para a crescente procura de calçado. Acresce que vários países africanos, incluindo Moçambique (7%) e Congo (6,7%), registam taxas de crescimento real do PIB muito elevadas, de acordo com o FMI. Da mesma forma, na Ásia, realce para os crescimentos significativos estimados na Índia (6,3%) e o Bangladesh (6%), países que terão registado taxas de crescimento real do PIB elevadas em 2023, alimentando ainda mais a procura de calçado.

É precisamente uma menor dinâmica económica e demográfica que contribuirão para um crescimento moderado do consumo de calçado em 2024 na América do Norte e do Sul

Igualmente, de acordo com estas estimativas, “a Europa é o continente menos dinâmico no consumo de calçado, com uma taxa de crescimento esperada de 1,4% em 2024”.

“A indústria portuguesa de calçado exporta mais de 90% da sua produção, pelo que o desempenho do setor estará sempre dependente da evolução dos principais mercados internacionais”, destacou Paulo Gonçalves. De acordo com o porta-voz da APICCAPS “depois de um ano de 2023 muito exigente para as empresas esperamos que o corrente ano seja já de alguma recuperação”. Nesse domínio, “a recuperação da economia alemã e francesa serão boas noticias para o calçado português”. Ainda assim, “é importante realçar que os crescimentos esperados para a Europa e EUA continuam muito modestos, o que naturalmente condicionará a atividade exportadora”.  

Impacto da pandemia na produção global

De acordo com o World Footwear, em 2022, foram produzidos à escala internacional 24 mil milhões de pares de calçado, 88% dos quais no continente asiático. A quota da Europa na produção global ascendeu a menos de 3% do total global.

No âmbito do World Footwear Survey, 19% dos especialistas mundiais acreditam que as marcas internacionais não alteraram a origem de abastecimento de calçado. Já 81% dos inquiridos dividem-se quase igualmente entre respostas alternativas: 40% consideram que as marcas internacionais preferem agora dispersar a produção por mais países (diversificando a cadeia de abastecimento) e 41% sugerem que as marcas internacionais preferem agora localizar a produção mais próxima dos mercados consumidores (encurtando a cadeia de abastecimento).


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