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Shoevenir: viagens, arte e sustentabilidade

Shoevenir: viagens, arte e sustentabilidade

2 Set, 2021

Viagens, arte e sustentabilidade são os pilares da nova marca de calçado


Qual é a lembrança de viagem mais comprada por turistas quando visitam uma cidade? Pins, postais, porta-chaves…há um leque muito diferenciado de propostas para recordar a viagem de sonho. Mas Gonçalo Marques e Miguel Lopes vão mais longe neste desafio e acreditam que a melhor recordação são mesmo os sapatos.

Viagens, arte e sustentabilidade foram os três ingredientes secretos para a nova marca criada por dois amigos de infância que acreditam que a lembrança ideal de uma viagem é um par de sapatos. A Shoevenir apresenta uma linha de calçado que retrata cidades como Porto, Algarve, Lisboa, Madeira ou Açores.

“Este é um pequeno tesouro que fará relembrar os locais que visitou, as pessoas que conheceu, os percursos que percorreu e os monumentos que o encantaram. Essas memórias ficarão imortalizadas num sneaker que transmite boa energia a cada passo dado", dizem os fundadores. No total, a marca apresenta seis modelos – Porto, Lisboa, Madeira, Açores, Algarve e Cloud.

A ideia de Gonçalo e Miguel só ganhou forma em 2020 quando esta dupla entrou no programa StartUP Voucer, uma das medidas da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo*. “Foi sem dúvida uma ajuda imprescindível para a concretização da Shoevenir. Recebemos uma bolsa que permitiu investir no nosso desenvolvimento e tivemos acesso a uma mentora que ajudou a definir caminho.” Durante um ano Miguel e Gonçalo desenvolveram a ideia e participaram ainda nos programas Tourims Explores, promovido pelo Turismo de Portugal e na Escola de Startup-ups da UPTEC.

A sustentabilidade é outro ponto relevante na estratégia da Shoevenir e os modelos são produzidos em materiais mais duradouros e versáteis, optando por cortiça reciclada, pele sintética e uma sola 100% reciclável. “Queremos continuar a ter memórias incríveis no nosso planeta e é por isso que colocamos a sustentabilidade no centro de tudo. Isso significa melhores materiais, processos, sneakers mais duradouros e versáteis.” As Shoevenirs incluem materiais como: cortiça reciclada, pele sintética e uma sola 100% reciclável. Adicionalmente, plantam 1 árvore por cada par vendido de forma a compensar a pegada carbónica da sua produção.

Mas a dupla quis levar este projeto a outros setores e, por isso, cada par estabelece uma conexão com os lugares através de ilustrações feitas por vários artistas convidados. "Procurámos trabalhar com alguns dos melhores artistas nacionais no campo da street art, artes plásticas e design. O talento que temos por cá está ao nível dos melhores do mundo e o resultado foi o que esperávamos”. Godmess, Pitanga e Vanessa Teodoro são alguns dos nomes dos artigos que se juntaram à Shoevenir. A ilustração é aplicada no interior das palmilhas, bem "nos produtos em volta dela". No entanto, o modelo Cloud é o único completamente branco e "foi criado para todos aqueles que querem criar a sua própria memória ou simplesmente adoptar um look mais clean”.
A pré-reserva destes sapatos esta disponível no site da marca www.shoevenirworld.com

*Esta medida tem como objetivo “dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial”, pode ler-se no site do IAPMEI.


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