APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Sinal de alerta: Alemanha entra em recessão

Sinal de alerta: Alemanha entra em recessão

26 Mai, 2023

Maior economia europeia entrou em recessão técnica


O Produto Interno Bruto alemão caiu no primeiro trimestre do ano, o que significa que a maior economia europeia entrou em recessão técnica, de acordo com dados oficiais revistos em baixa divulgados na passada quinta-feira.

Para a indústria portuguesa de calçado tratara-se de um sinal de alerta. A Alemanha é o principal mercado de destino do calçado português. Em 2022, Portugal exportou 17 milhões de pares de calçado. No valor de 434 milhões de euros para a Alemanha, a um preço médio de 25,88€. Desde 2019, o período imediatamente anterior à pandemia, assinala-se um crescimento de 32,7% em quantidade e 35,8% em valor. Já no primeiro no primeiro trimestre de 2023, o registo era de crescimento.

De acordo com a agência federal de estatísticas, a economia alemã contraiu 0,3% nos três primeiros meses do ano, ajustando sua estimativa inicial de crescimento nulo.

Em ternos práticos, com a economia a registar uma contração pelo segundo trimestre consecutivo – tendo em conta a queda também revista para 0,5% no último trimestre de 2022 – a Alemanha está em recessão técnica. “Depois da contração refletida com o final de 2022, foi registado mais um trimestre negativo”, sublinhou a presidente da Destatis, Ruth Brand, em comunicado.

A contração do PIB estará diretamente associada à queda do consumo resultante da inflação que se situou em abril em 7,2% em termos homólogos. Nem tudo são, no entanto,  sinais negativos, uma vez que se assinala um crescimento das exportações, um aumento de 0,4% neste primeiro trimestre, e do investimento, bem como uma recuperação do setor da construção e do equipamento industrial, da produção de máquinas, eletrodomésticos e automóveis.  O emprego também aumentou (1%), atingindo 45,6 milhões de pessoas a trabalhar.


Partilhar:

Últimas Notícias