APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Situação de contingência na Área Metropolitana de Lisboa

Situação de contingência na Área Metropolitana de Lisboa

31 Jul, 2020

Área Metropolitana de Lisboa em situação de contigência


O Conselho de Ministros aprovou ontem a continuidade ao processo de desconfinamento iniciado em 30 de abril de 2020. “Dada a tendência decrescente do número de casos de Covid-19, mantém-se a situação de alerta em todo o País com exceção região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo a Área Metropolitana de Lisboa, que passa para a situação de contingência”, disse a Ministra de Estado e da Presidência.

Mariana Vieira da Silva acrescentou que “as 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa que até agora estavam em estado de calamidade, deixam de estar, passando para a situação de contingência”. A decisão foi tomada “tendo em conta a evolução positiva verificada no último mês, com redução de cerca de 30% dos casos na última semana”.  

O conjunto de regras existente na Área Metropolitana de Lisboa relativo ao encerramento dos estabelecimentos às 20 horas, à proibição de venda de álcool e todos os estabelecimentos a partir das 20 horas permanece em vigor, bem como, em todo o País, a proibição do consumo de bebidas alcoólicas na rua, mantendo-se também “as equipas multidisciplinares entre as autarquias, os serviços públicos de saúde, de segurança social e de administração interna, que se revelaram muito eficazes na redução do número de casos de Covid-19”.

Que regras mudam?

As regras de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares mantêm-se, no entanto, alarga-se até às 00horas a possibilidade de acesso ao público para novas admissões e determina-se o encerramento destes estabelecimentos à 01.00 hora.

“Os bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculos e os estabelecimentos de bebidas com espaço de dança, passam a poder funcionar como cafés ou pastelarias, sem necessidade de alteração da respetiva classificação de atividade económica, se cumpridas as regras da DGS e os espaços destinados a dança permanecerem inutilizáveis para o este efeito”, diz o comunicado do Conselho de Ministros.

Não obstante as novas medidas de desconfinamento, Mariana Vieira da Silva sublinhou a importância de se manter “as regras de limitação de ajuntamentos – 20 ou 10 pessoas, conforme a situação de alerta ou contingência – e de lotação de espaços comerciais”.


Partilhar:

Últimas Notícias