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TAP: menos sete rotas e menos 705 mil lugares a partir do Porto

TAP: menos sete rotas e menos 705 mil lugares a partir do Porto

4 Abr, 2022

Companhia aérea diminuiu oferta no Porto


Neste verão, a TAP vai operar menos sete rotas e oferecer menos 705 mil lugares a partir do Porto, em comparação com 2019. Segundo avança o Jornal de Notícias, a companhia aérea portuguesa reforçou a ação na capital do país, ficando para trás a promessa de benefício de todas as regiões. A TAP reforçou a ponte área (Lisboa) e as ligações ao Funchal e Paris. A ponte aérea foi reforçada com 40 mil lugares, a rota para o Funchal com mais de 20 mil lugares e a ligação para Paris com mais 20 mil lugares.

Pelo contrário, foi diminuída a oferta para Genebra (-75 mil lugares), Londres Gatwick (-20 mil), Luxemburgo (-20 mil), Nova Iorque (-20 mil) e Zurique (-55 mil). Desaparecem, ainda, as ligações com Amesterdão, Barcelona, Bruxelas, London City, Madrid, Milão e Munique. Restam, assim, sete rotas internacionais e três domésticas. Este (desen)investimento deixa espaço para o crescimento de outras companhias aéreas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Novas oportunidades no aeroporto do Porto
Relembre-se que o resgate da TAP de 2,55 mil milhões de euros implicava, segundo o Governo, um serviço a todo o país. O novo calendário de operações para o verão, que começou no passado domingo, traz um reforço das operações por parte da maioria das companhias áreas, com excepção da TAP.

Por exemplo, a KLM anunciou um reforço das operações a partir do Norte do país, com dois voos diários para Amesterdão – habitualmente era apenas um – e mantem a ligação a Belgrado, Dubrovnik e Palma de Maiorca.

A Ryanair, por outro lado, vai triplicar a capacidade de algumas rotas. A companhia, que já tem 70 destinos a partir do Porto, vai triplicar a capacidade de algumas rotas e vai abrir mais uma rota para Bergerac (França).

A Easyjet vai acrescentar quatro novas rotas para Praga, Porto Santo, Madrid e Colónia. No total, a companhia já opera 20 no Porto. Em julho próximo, a companhia norueguesa Flyr vai ligar o Porto a Oslo, numa das raras apostas fora do país de origem. Também a Lufthansa e a Swiss têm aumentos de mais de 100% em algumas rotas no Porto, como para Munique ou Zurique.

Antes de o plano de reestruturação da TAP ser apreciado por Bruxelas, em maio de 2020, António Costa prometia que a companhia passaria a assegurar serviço público em todas as regiões do país. "É muito importante para o país que a TAP seja bem gerida, tenha condições de sustentabilidade, seja um instrumento de desenvolvimento e coesão nacional e também de dinamização da economia nacional", disse o primeiro-ministro.

Há um ano, o Governo resgatou a companhia aérea com 2,55 mil milhões de euros. Mas nada mudou. Quer o Porto, quer o Algarve, reclamam serviço público. "Já não nos surpreende, mas um plano desses não é normal e não corresponde ao de uma companhia que sirva os interesses nacionais", comentou Nuno Botelho. Para o presidente da Associação Comercial do Porto, em declarações ao JN, "a TAP não é estratégica para o país, nem compensa o investimento que o Governo fez, apostando numa empresa ineficaz que não presta serviço público". 

"Estranho que a TAP, depois de uma injeção de capital do Estado, reduza as parcas ligações que tem ao Algarve", disse João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, em entrevista ao Dinheiro Vivo/ TSF. "Tinha três ligações no inverno e cinco ligações diárias no verão IATA. Passa agora a ter apenas três ligações Lisboa-Algarve para o verão deste ano. Não é normal que isto aconteça numa companhia onde acabámos de investir todos tantos recursos".

TAP contesta números
Face aos números anunciados pelo JN, a TAP anunciou que duplicou o número de voos a partir do Porto face ao ano passado, um reforço que entrou em vigor este mês e que se manterá até ao fim do verão.

A companhia aérea informou que "a TAP duplicou o número de voos a partir do Porto face ao ano passado (subida de 98%)", acrescentando que "esta estratégia de reforço entrou em vigor já em abril e manter-se-á até ao fim do verão deste ano".

Segundo destacou a TAP, "o crescimento agora registado dá seguimento à estratégia de recuperação da companhia aérea a partir do Porto, que já no inverno 2021/22 tinha crescido 122% face ao inverno anterior. Com a recuperação do tráfego aéreo, a TAP tem vindo a investir cada vez mais no aeroporto Francisco Sá Carneiro", disse a companhia aérea.

A companhia aérea sublinhou ainda que "é a única companhia aérea a efetuar ligações transatlânticas a partir do Porto, transportando para o norte do país passageiros do Brasil (Rio de Janeiro e S. Paulo) e dos Estados Unidos da América (Nova Iorque)".

"Este investimento ímpar de uma companhia aérea no Porto reflete-se em duas ligações para o Rio, três para S. Paulo e duas para Nova Iorque, todas as semanas", referiu a empresa.

De acordo com a informação, a TAP voa 14 vezes por semana para o Funchal, 14 vezes para Londres e 21 para Paris e voa ainda quatro vezes para Genebra e Luxemburgo e três vezes para Zurique e Ponta Delgada. Contam-se ainda 70 ligações semanais a Lisboa, acrescentou a companhia aérea.

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