Atrair pessoas com menos de 30 anos para que estudem e venham a trabalhar em setores estratégicos para a economia, como o Têxtil, Vestuário, Curtumes e Calçado, é o objetivo da campanha “Open your Mind”, promovida pela Comissão Europeia, através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs), que já se encontra na rua.
A campanha aborda jovens à procura de emprego e procura combater os preconceitos, apresentando uma indústria com elevado potencial e que necessitará de 400 ml novos profissionais na próxima década. Para que a mensagem possa chegar de forma eficaz ao seu público-alvo, estão a ser organizadas visitas, encontros e Open Day em escolas, centros de formação e empresas e associações do setor, em que peritos destes setores vão falar sobre as possibilidades de carreira, respondendo também a todas as dúvidas dos potenciais interessados.
“O cluster da moda na Europa emprega atualmente mais de 2 milhões de pessoas e é particularmente relevante. Importa não só preservar postos de trabalho existentes, como atrair uma nova geração capaz”, pode-se ler no comunicado apresentado pelo Comité de direção deste projeto.
As áreas da ITV, calçado e pele são estratégicas na Europa, representando um volume de negócio anual de 200 mil milhões de euros e empregando 2,2 milhões de pessoas (66% são mulheres) em 225 mil empresas. Em países como Portugal, Itália, Espanha, Roménia e Polónia, têm um peso significativo nas exportações.
Para os mais jovens, “uma carreira nesta área é atrativa não só pela criatividade envolvida, mas também pela possibilidade de, através da criação de soluções inovadoras, contribuir para um planeta mais limpo”. Acresce que “as tecnologias digitais e o próprio desenvolvimento tecnológico em termos de I&D, produção, divulgação e comercialização dos artigos de vestuário e calçado criaram novos perfis de profissionais, muitos com elevado grau de especialização, tornando-as apelativas, por exemplo, para licenciados”.