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Tendências para 2021

Tendências para 2021

8 Fev, 2021

Como será o novo ano?


O ano de 2020 ficará para sempre marcado na mente coletiva. Muitos já o apelidam como o pior ano de sempre e, se há algo que podemos reter dos últimos dozes meses, é que tudo pode mudar a qualquer instante. Até mesmo as tendências e as projeções. Mas nem por isso as grandes agências internacionais deixam de tentar prever o futuro. Não o futuro imediato, mas as consequências que o presente nos poderá trazer nos próximos anos.

Mostramos-lhe algumas tendências para o ano 2021 projetadas pela WGSN. Sempre com uma premissa: tudo pode
mudar a qualquer momento e tudo o que o futuro nos reserva será,por enquanto, resultado imediato do panorama atual.

GENUINFLUENCIADORES
Se existe área digital que esteve a ferro e fogo durante a pandemia foi o marketing de influência. Aliás, os chamados influencers tiveram de repensar o seu posicionamento no mercado. No entanto, a WGSN prevê que um novo segmento nesta área cresça de forma exponencial: os genuinfluenciadores.

Na verdade, os influenciadores das redes sociais vão continuar a evoluir, tornando-se essenciais para a sociedade. Mas em vez de venderem produtos ou divulgarem marcas, a sua ação será mais focada na informação. No caso da Finlândia, por exemplo, durante a pandemia o Governo contratou cerca de 1.500 influenciadores para divulgarem informações importantes e verdadeiras sobre a pandemia e sobre normas de higiene e segurança.Outro exemplo recente, a Organização Mundial da Saúde uniu-se ao
influenciador virtual Knox Frost durante a pandemia para encorajar doações e compartilhar atualizações de segurança úteis. Este novo tipo de narrativa mais “séria” irá integrar-se de maneira natural e perfeita com o conteúdo e estilo de vida dos influenciadores.

PESCOÇO E MAXILAR: OS NOVOS PROBLEMAS
Parece uma tendência saída de um filme de ficção científica. Impulsionados pelo maior tempo gasto, literalmente, com o queixo
para baixo a olhar para os dispositivos móveis, os dermatologistas e cirurgiões estéticos relatam uma procura crescente por "ajustes" de mandíbula e pescoço para mandíbulas flácidas. Naturalmente, esta tendência ganha mais impacto se analisarmos a
quantidade de reuniões online que exigem uma presença constante em frente ao ecrã e uma consequente sensação de constante observação. E esta tendência é especialmente relevante para as marcas de beleza e cosméticos, uma vez que a WGSN prevê que em 2021 haverá uma grande procura de máscaras hidrantes para pescoço, decote, queixo, etc.

CORREDORES CIRCULARES
Economia circular não é um termo novo, pelo contrário. Está na ordem do dia de todas as indústrias, incluindo na do calçado, onde os recursos são reutilizados continuamente sem desperdício. No entanto, algumas marcas internacionais de calçado desportivo começam agora a implementar o termo circular runner (corredor circular), que coloca esta teoria em prática, especificamente no segmento de calçado desportivo. Curiosamente, em Portugal este tipo de ações já vêm sendo
implementadas por algumas empresas, por um lado através da utilização de desperdícios na produção e, por outro, através da
destruição de sapatos antigos para produzir matéria-prima.

A Adidas, por exemplo, está a testar o produto Ultraboost DNA Loop, um par de sneakers que pode ser reciclado no final de vida e transformado num novo par de sapatos. Também a marca francesa Salomon criou pontos de recolha locais para produzir o primeiro par de sapatilhas de corrida totalmente reciclável, o Index.01. Neste campo, Portugal tem feito um caminho pioneiro,
nomeadamente através dos serviços de investigação e desenvolvimento do Centro Tecnológico do Calçado.

MOLÉCULAS
Não, esta tendência não é sobre o mundo da gastronomia molecular de espumas e nitrogênio líquido, que muitos chefs internacionais apresentam nas suas cartas. Esta tendência é sobre o setor de ciência e tecnologia que se aproxima cada vez mais das destilarias, nomeadamente do que diz respeito ao vinho e café. Agora, em vez do uso de grãos e uvas, serão utilizadas moléculas meticulosamente compostas para produzir bebidas. Será, assim, possível recriar uísque e bourbon envelhecido,
vinho moscato, e até café. Não serão bebidas sintéticas, mas sim produzidas com moléculas de plantas que recriam a experiência do sabor, usando menos água, terra, carbono e tempo. A Endless West, de São Francisco, está na vanguarda desta tendência com a produção de uísques e vinho que são já distribuídos em mais de 800 locais nos Estados Unidos e em Hong Kong. O Atomo Coffee em Seattle usa materiais vegetais reciclados, como caroços, sementes e caules na recriação molecular do café, com o objetivo de reduzir a desflorestação.

RELAÇÕES DIGITAIS
Os relacionamentos românticos tecnológicos tornar-se-ão o novo “normal”, como resultado do mundo cada vez mais digital. Esta "atitude emergente" tinha sido identificada pela WGSN no início de 2019 mas, como outras tendências, a pandemia acelerou este fenómeno. As pessoas passaram a confiar mais na tecnologia para obter amor, intimidade e apoio, uma vez que as conexões humanas foram altamente afetadas pelo distanciamento social. Além disso, à medida que a tecnologia amadureceu de forma mais inteligente, algumas pessoas passaram a contar com o espaço virtual para obter apoio emocional. Aqueles que se identificam como ‘digissexuais’ utilizam tecnologia imersiva para cultivar um relacionamento sem a necessidade física ou emocional da presença de outros humanos.

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