Tudo o que precisa de saber sobre a indústria portuguesa de calçado
Em 2024, Portugal produziu 80 milhões de pares de sapatos. Serviço de excelência, qualidade de produção e capacidade de resposta são os principais argumentos competitivos de uma indústria que exporta 90% da sua produção.
As exportações do cluster do calçado atingiram 2.147 milhões de euros em 2024.
Em 2024, a indústria portuguesa do calçado exportou 68 milhões de pares de sapatos, no valor de 1. 724 milhões de euros.
O calçado português foi comercializado em 170 países no ano passado. Belize foi o mais recente destino das exportações do calçado português.
No comércio internacional, os principais mercados de referência para o calçado português são Alemanha, França e Países Baixos.
Em 2024, Portugal exportou mais de 90 milhões de euros em calçado para os Estados Unidos. Os EUA são o mercado onde o calçado português apresentou os melhores indicadores nos últimos anos, com um crescimento de 109% na última década.
A indústria portuguesa do calçado especializou-se na exportação de calçado de couro, que atualmente representa 83% do comércio externo. Portugal é, de facto, o 10º maior exportador mundial. No entanto, as exportações portuguesas de calçado estão a crescer de forma considerável em todos os outros segmentos.
O setor do calçado contribui com mais de mil milhões de euros anualmente para a balança comercial portuguesa.
O setor de artigos de pele exportou mais de 353 milhões de euros no último ano O setor atingiu, assim, um novo máximo histórico.
O cluster do calçado apresentou o seu Plano Estratégico para a próxima década, com o desafio de se tornar “uma referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis”. Para isso, pretende investir 600 milhões de euros até 2030. Dois grandes investimentos já estão em curso: um investimento de 70 milhões de euros em sustentabilidade (projeto BioShoes4All) e um investimento de 50 milhões de euros em automação e digitalização (projeto FAIST).