APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Vacina em janeiro?

Vacina em janeiro?

6 Nov, 2020

Centenas de milhões de doses da vacina contra COVID-19 podem estar prontas em janeiro


O conglomerado farmacêutico AstraZeneca prevê apresentar uma vacina eficaz contra a covid-19 até final do ano. Está, por isso, a aumentar a produção para fornecer centenas de milhões de doses já a partir de janeiro.

A AstraZeenca tem atualmente um protocolo estabelecido com a Universidade de Oxford para desenvolver uma das vacinas mais desejadas em todo o mundo. neste momento, está nos últimos ensaios clínicos nos Estados Unidos da América (EUA), no Reino Unido e noutros países, para determinar a segurança e eficácia.

Assim que os resultados sejam apresentados, as diferentes entidades reguladoras terão de aprovar a vacina para utilização massiva.
"Alinhámos o 'timing' de entrega de frascos com o 'timing' de leitura dos ensaios clínicos", explicitou Pascal Soriot, diretor executivo da farmacêutica. “Globalmente será possível providenciar centenas de milhões de doses da vacina a partir de janeiro”.
Tanto o conglomerado como a Universidade de Oxford comprometeram-se a distribuir a vacina sem qualquer intenção de custo enquanto durar a pandemia. Depois, a vacina continuará a ser distribuída neste molde aos países em desenvolvimento, mas os países mais desenvolvidos terão de adquirir a vacina a um custo "relativamente baixo".
A responsável pela entidade que analisa as vacinas no Reino Unido, Cate Bingham, explicitou que há duas vacinas candidatas - a da AstraZeneca e de Oxford e a da Pfizer em colaboração com a BioNTech - cujos dados deverão estar disponíveis para consulta em dezembro.
Os reguladores norte-americanos e britânicos estão a trabalhar a um ritmo acelerado para possibilitar uma aprovação mais célere da vacina.


Partilhar:

Últimas Notícias