APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Vestuário só arranca em abril

Vestuário só arranca em abril

10 Nov, 2020

“Não temos encomendas”, diz presidente da ANIVEC


“O setor do vestuário só começará a dar os primeiros sinais de retoma a partir de abril do próximo ano”. As palavras são do presidente da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC) em declarações o jornal ECO. De acordo com César Araújo a pandemia esta a afetar as exportações de vestuário que caíram 44% no mês de maio, em comparação com o período homologo. “o setor só começará a dar os primeiros sinais de retoma a partir de abril do próximo ano”. No conjunto dos primeiros cinco meses de 2020, a indústria portuguesa de vestuário acumulou uma queda de 22,7% (menos 303 milhões de euros).

O Presidente da ANIVEC acredita que o confinamento de vários países explica a falta de encomendas. “O vestuário está em todo os setores, sejam restaurantes, hotéis, barcos, hospitais. É a indústria do vestuário que faz os uniformes para os trabalhadores, sempre que algum setor não arrancar, nós temos muita dificuldade em arrancar também”, diz César Araújo.

Mas a pandemia trouxe outras dificuldades. “O facto de as pessoas estarem em teletrabalho não têm necessidade de comprar roupa. É o setor do vestuário e de moda que mais está a sofrer na Europa”, diz.

Além disso, o Presidente da ANIVEC alerta para o novo regime de lay-off, que não beneficia as empresas. “O novo lay-off implica que as empresas trabalhem no mínimo metade do tempo, se as empresas não tiverem trabalho o que vão fazer? O novo lay-off devia ter a mesma construção do lay-off simplificado. O nosso setor trabalha por estações e os nossos clientes, neste momento, estão cheios de stocks de verão. Os stocks vão passar para a primavera/verão de 2021?.

No total, a indústria do vestuário emprega mais de noventa mil pessoas em Portugal.















Partilhar:

Últimas Notícias