Dia 7 de julho, pelas 10h00. Inscrições abertas
A sessão contará com a participação do diretor-geral da APICCAPS, João Maia, do delegado da AICEP Nuno Lima Leite, na Rússia, da importadora russa e especialista neste setor Iraina Molodtsova, e ainda com Fernando Barbosa, o empresário português residente na Rússia, em Moscovo, onde muito recentemente abriu a Sapataria da marca de luxo Carlos Santos.
Segundo a consultora DRG, em 2019 o mercado russo do calçado estava avaliado em 351,3 milhões de pares, no valor de 1.510 mil milhões de rublos, o que representou um aumento de 6,6% em volume e de 9,5%, em valor. No mesmo ano, o consumo médio de calçado foi de 2,39 pares per capita, perspetivando uma subida para 2,81 pares per capita em 2024.
A Rússia tem vindo a aumentar as suas importações de calçado, apresentando inúmeras oportunidades para os fabricantes portugueses que ainda não exportam para este mercado. De acordo com o International Trade Centre, em 2019, a Rússia foi o 12º maior importador mundial de calçado, com aquisições ao exterior no montante de 3,0 mil milhões de euros, o que corresponde a 2,3% das importações mundiais deste produto.
Este webinar abordará questões tais como as tendências e perspetivas (gerais e setoriais) deste mercado, as inúmeras oportunidades que a Rússia representa para os fabricantes portugueses de calçado que ainda não exportem para este mercado. As importações russas dentro deste setor têm vindo a aumentar de ano para ano, sendo que em 2019, a Rússia foi o 12º maior importador mundial de calçado, com aquisições ao exterior no montante de 3,0 mil milhões de euros.