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Gucci avança na procura de alternativas ao couro

Gucci avança na procura de alternativas ao couro

17 Jun, 2021

Marca internacional anuncia desenvolvimento de matéria-prima inovadora


A Gucci, uma das mais prestigiadas marcas internacionais do segmento de moda, acaba de anunciar o desenvolvimento de uma matéria-prima inovadora, alternativa ao couro. O material, chamado Demetra em referência à deusa grega da agricultura, é vegan e, em grande parte, à base de plantas.

É o mais recente sinal de que novos materiais estão a emergir como uma das tendências mais fortes na área da moda, à medida que as marcas procuram atender aos consumidores mais jovens, investimento em produtos mais ecológicos e práticas eticamente mais responsáveis. Ainda assim, a Gucci assume, em declarações à Business of Fashion, que “não abandonará, de forma alguma, a aposta no couro”. Ainda assim, nos últimos meses, lançou várias versões vegan dos seus icónicos modelos New Ace e Rhyton, produzidos precisamente com Demetra, baseado em algodão orgânico, aço reciclado e poliéster. Os preços dos sapatos variam entre  590 e os 790 euros.

Mas a Gucci não é a única marca a investir em novos materiais. A Hermès anunciou, no passado recente, uma parceria com a startup Mycoworks da Califórnia para desenvolver “Sylvania”, uma alternativa ao couro cultivado em laboratório, que usa como base cogumelos. No entretanto, outros players revelantes no universo da moda como Stella McCartney ou Adidas, comprometeram-se a lançar produtos com Mylo, outra alternativa de couro.

Mas muitas das alternativas ao couro atualmente em desenvolvimento ainda estão na fase de protótipo. Certo é que nesta área em particular, são várias as marcas quem procuram a solução perfeita.  

No caso da Gucci, os últimos dois anos foram de forte investimento no desenvolvimento interno, com o Gruppo Colonna. A empresa de curtumes com sede na Toscana, já entrou com um pedido de patente e marca registada do material, planeando comercializar este produto de forma mais ampla, a começar pelas outras marcas do grupo Kering, como Alexander McQueen, Balenciaga, Brioni, Gucci ou Sanit Laurent.  

Ainda de acordo com a Gucci, a matéria-prima Demetra é produzida com materiais vegetais (77%), incluindo viscose e compostos de polpa de madeira e poliuretano de base biológica proveniente de trigo e milho não geneticamente modificados.

O lançamento do novo material é parte de uma estratégia mais ampla para posicionar a Gucci na vanguarda dos esforços para desenvolver uma indústria da moda mais sustentável. A empresa tornou-se neutra em carbono em 2019. No ano passado, anunciou uma parceria com o The RealReal, dando o primeiro sinal do crescente interesse da empresa-mãe, a Kering, na revenda.


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